Discoteca Básica, 'Reggatta de Blanc', The Police (1979)


Discoteca Básica, 'Reggatta de Blanc', The Police (1979)

Gravado nos estúdios Surrey Sound, o segundo álbum do Police registra um rápido momento de paz entre os integrantes da banda. Além dos três, só o produtor Nigel Gray e o empresário Miles Copeland - irmão de Stewart - assistiram às gravações. A revolução sonora que se ouve ao longo do álbum é fruto da modernização dos equipamentos utilizados pela banda. O disco é marcado pelas brincadeiras de Andy Summers com os primeiros modelos de efeitos eletrônicos - chorus e delays pré-históricos - e pela incrível performance de Stewart Copeland, que chegava à configuração definitiva de sua bateria ao aliar timbres típicos do reggae à sofisticação dos primeiros efeitos digitais desenvolvidos para o instrumento.


Não há como negar: "Reggatta De Blanc" é um dos pilares do que mais tarde convencionou-se chamar de "rock dos anos 80". Impulsionado pelos megahits "Message in A Bottle" e "Walking on The Moon", o álbum abriu uma nova vertente dentro do rock e transformou o Police - formado por Sing (baixo e vocal), Andy Summers (guitarra) e Stewart Copeland (bateria) - numa das maiores e mais copiadas bandas da história.

Mais conhecido como o grupo que estrelava um comercial de chiclete na TV, o trio caiu no gosto do grande público com o lançamento deste seu segundo álbum, criado a partir da soma de dois ingredientes básicos. Aliando toda a energia crua do punk rock à economia sonora do reggae, o Police deu uma verdadeira tacada de mestre. Não por acaso, o título do disco é um trocadilho tolo que poderia ser traduzido como "reggae de branco".

A partir dessa fórmula aparentemente simples, o grupo forjou onze canções inesquecíveis, que vão do quase minimalismo de "Walking On The Moon" à elegância de "The Bed's Too Big Without You" e "Bring On The Night", duas das mais belas canções compostas por Sting. Stewart Copeland desova algumas das suas melhores musicas - coisa rara -, como a deliciosa crônica da vida suburbana exposta em "On Any Other Day".

Armado de uma liberdade criativa impressionante, o grupo brinca com a ópera em "Does Everyone Stare", redescobre o rock'n'roll em "No Time This Time"- com direito a solos perfeitos de Stewart Copeland e Andy Summers - e flerta com climax mais sombrios em "Deathwish". Mas, no final das contas, Reggatta De Blanc será lembrado por "Message In A Bottle".

Hoje, os integrantes da banda falam da música com todo o respeito que um clássico exige, concordando que essa é a maior canção do trio. Num daqueles surtos de inspiração que só acontecem uma vez na vida, Sting conseguiu criar um riff histórico - tão inesquecível quanto o de "(I Can't Get No) Satisfaction", por exemplo - e resgatar o que a poesia da música pop tem de melhor. Ao usar a metáfora do náufrago cercado por milhões de garrafas com mensagens de outros náufragos para contar sua história, o baixista entrou para o time dos grandes mestres do pop. Pena que hoje tanto talento seja coisa do passado. 


Hélio Gomes (Revista Bizz, Edição 127,Janeiro de 1996) 

Tracklist;

01. 'Message in the Bottle'
02. 'Reggatta De Blanc'
03. 'It's Alright for You'

04. 'Bring on the Night'
05. 'Deathwish'
06. 'Wlaking on the Moon'
07. 'On Any Other Day'
08. 'The Bed's Too Big Without You'
09. 'Contact'
10. 'Does Everyone Stare?'
11. 'No Time This Time'





Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)