Discoteca Básica; 'Eric Clapton', Eric Clapton (1970)


Discoteca Básica; 'Eric Clapton', Eric Clapton (1970) 

O guitarrista Eric Clapton fechou o ano de 1969 cercado de amigos que o convenciam a gravar seu próprio disco. Entre eles estava Delaney Bramlett, líder - ao lado da esposa Bonnie - do grupo mambembe descoberto por Clapton meses antes, quando Delaney & Bonnie abriram os shows da única turnê realizada pelo Blind Faith - grupo que Clapton formara com Steve Winwood (teclados) e Ginger Baker (bateria), após o fim do lendário Cream.


Delaney & Bonnie tinham sido levados por Eric à Europa para uma turnê promocional. Foi naquele instante que Eric Clapton decidiu gravar seu primeiro álbum solo, ao lados do últimos companheiros e produzido por Delaney. A banda de Delaney & Bonnie - integrada por, entre outros, Bobby Keys (saxofone, Rolling Stones) e a cantora Rita Coolidge - ainda ganhou os adornos de Stephen Stills, Leon Russell e dois ex-Crickets (banda de Buddy Holly) na gravação das bases do disco.

Eric Clapton, o álbum, abre com uma jam instrumental oriunda das primeiras sessões cai em seguida em "Bad Boy" e "Lonesome And A Long Way From Home", ambas de Delaney- a primeira com Clapton, a segunda com Leon Russell -, antes de chegar a "After Midnight", composta por um desconhecido de Tulsa - o hoje reconhecido J.J. Cale. "Easy Now" levanta a bola para "Blues Power", o segundo grande sucesso do disco. É uma música que, segundo o guitarrista, tem tudo a ver com sua real idade naquela época. "Bottle Of Red Wine", feita na pressão quando Clapton e seu produtor notaram que o repertório estava curto, é apenas uma balada, enquanto "Lovin´ You Lovin´ Me" tem história: fora feita para que o Blind Faith a gravasse em seu segundo disco, que não acabou rolando.

Bramlett revelou-se como compositor de referência. Ele trouxe para o repertório algumas parcerias. "Don´t Know Why", uma das primeiras músicas compostas por Clapton e Delaney para o álbum, mesmo assim acabou não passando de uma balada preparatória para o grand finale do disco: "Let It Rain", uma quase-sobra originalmente conhecida como "She Rides" que, ao ganhar nova letra, tornou-se um dos clássicos do guitarrista.

Muita gente ficou enfurecida quando Clapton escolheu Delaney Bramlett como parceiro. Mas o tempo mostrou que ali havia algo especial. Da banda de apoio, nasceu o projeto seguinte de Clapton - Derek & The Dominós - e também um bom número de músicos que se revelariam em discos lançados por gente como Leon Russell e Joe Cocker, no início dos anos 70.


Marcelo Fróes (Revista Bizz, edição 137, Dezembro de 1996)

Tracklist;

01. Slunky
02. Bad Boy
03. Lonesome and a Long Way from Home
04. After Midnight
05. Easy Now
06. Blues Power
07. Bottle of Red Wine
08. Lovin' You Lovin' Me
09. I've Told You For the Last Time
10. Don't Know Why
11. Let It Rain



Mais informações;

Comentários

Popular Posts

Música + Livros; 'Barulho - Uma Viagem pelo underground do rock americano', André Barcinski

Música e Cinema + Download : 'Respect - A História de Aretha Franklin', de Liesl Tommy (2021) (Torrent Download)